Quem somos
Dentre os imigrantes, ainda na década de 1960, a referência ao nome do paulista Waldemar Moiana, que escolheu esta cidade para morar apostando num futuro promissor, instalando dois Cartórios: 1o Oficio e 2o Ofício.
Amante do esporte, o atleta Waldemar Moiana entendeu que Jussara precisava de uma equipe de futebol que bem representasse a cidade. Por sua iniciativa convidou amigos e desportistas para fundar o time de futebol. A reunião histórica, no dia 20 de novembro de 1963, contou com a presença de convidados ilustres: Paulo Dias Toledo, Samuel Fleury dos Passos, Manoel Oliveira Santos, Nozor Ângelo da Silveira, Carlos Alberto Toledo da Silva, Elifas Barbosa, Juvenal Anunciato da Silva, José Arnaldo da Silveira, Waldemar Moiana, José Anchieta Bezerra, Deusdete Alves da Cruz e, Ângelo Siqueira Dias e mais alguns convidados. Waldemar Moiana foi indicado para presidir essa primeira reunião.
Waldemar Moiana expôs a intenção de criar a equipe de futebol, sugerindo o nome aprovado em votação, assim fundada a ASSOCIAÇÃO TUPY DE ESPORTES já com a sua primeira diretoria empossada, eleita em votação secreta: PRESIDENTE: Nozor Angelo da Silveira, VICE-PRESIDENTE: Paulo Dias Toledo, SECRETÁRIO GERAL: Waldemar Moiana, 1o SECRETÁRIO: Jose? Arnaldo da Silveira, 2o SECRETÁRIO: Manoel Oliveira Santos, 1o TESOUREIRO: João Roberto Toledo, 2o TESOUREIRO: Elifas Barbosa, DIRETOR SOCIAL: José Anchieta Bezerra e DIRETOR TECNICO: Samuel Fleury de Passos. O estatuto da associação apresentado, debatido e aprovado na mesma reunião.
Desde então o Tupy tem participado de algumas disputas e conquistado o coração da torcida do Índio Guerreiro.